1 de junho de 2009

As 12 Cidades que vão sediar os jogos da COPA-2014

O Brasil tem pouco mais de cinco anos para preparar a realização de sua segunda Copa do Mundo de futebol. A primeira, em 1950, teve partidas disputadas em seis cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba e Recife. Em 2014, porém, o número dobrou. A decisão sobre a escolha das sedes do Mundial foi muito aguardada. Para se iniciar as obras nos estádios e na infra-estrutura necessária para receber as seleções e torcedores estrangeiros.





Veremos aí alguns dos DETALHES do processo:


1. Quais critérios foram usados para definir as sedes?

Além dos estádios, aspectos como a rede hoteleira, sistema de transporte urbano, aeroportos, segurança pública e opções de lazer serão levados em conta na hora da escolha. Curiosamente, a tradição futebolística da cidade parece não estar sendo considerada – tanto que cidades como Cuiabá e Brasília, que não têm grandes clubes, estão na briga e têm ótimas chances.

2. Qual capital receberá a abertura? E onde será a grande final?

Tudo indica que São Paulo receberá a abertura e o Rio de Janeiro, a grande final. É muito improvável que o Maracanã não receba a decisão. No caso da abertura, a situação é menos clara. Além da capital paulista, que tem como candidato o estádio do Morumbi, as cidades de Brasília, Belo Horizonte e Porto Alegre também brigam para receber o pontapé inicial do torneio. Quem tem a palavra final, porém, é a Fifa.

3. Por que as cidades querem tanto realizar a abertura?

A cidade responsável por abrigar o primeiro jogo da Copa do Mundo receberá também o Congresso Anual da Fifa, uma semana antes do Mundial. Com isso, a cidade terá a visita de mais de 200 dirigentes de todo o mundo, o que deve gerar muito dinheiro para o município. A cidade também será palco do principal centro de imprensa internacional.

4. De onde sairá o dinheiro para construir e reformar estádios?

Segundo Ricardo Teixeira, as reformas dos estádios particulares – o Morumbi, por exemplo – são de inteira responsabilidade dos seus donos. Já as obras dos estádios públicos, como Maracanã e Mineirão, serão pagas através de parcerias público-privadas.

5. Qual é o prazo final para a entrega dos estádios da Copa?

As reformas ou construções dos estádios devem começar no máximo até o dia 31 de janeiro de 2010. Já o prazo final para a entrega definitiva de todos os estádios em plenas condições de uso será o dia 31 de dezembro de 2012. Em 2013, o país deverá receber a Copa das Confederações, que serve como uma espécie de ensaio geral para o Mundial.

6. Os brasileiros terminarão as obras nas sedes a tempo?

Pelo que se viu até agora, será uma missão duríssima. Hoje, nenhum estádio brasileiro tem condições de abrigar um jogo de Copa do Mundo. Muito pelo contrário: todos os postulantes estão bem longe do padrão exigido pela Fifa. Caso o Brasil não dê conta da tarefa, a Fifa pode transferir o Mundial para outro país que já tenha a estrutura pronta. Os Estados Unidos, por exemplo, poderiam se preparar dentro de um prazo bastante curto.

"Natal...A Cidade do SOL & FUTEBOL!"
"O trabalho começa agora, e é preciso estar à altura desse grande privilégio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário